terça-feira, 25 de novembro de 2008

Verão, chuvas, lixo... Uma combinação perfeita para o mosquito da DENGUE!

O final do ano se aproxima e o risco da DENGUE já começa a ameaçar devido ao período das chuvas.

Aqui, em nossa escola, os professores já vêm trabalhando, com seus alunos, a prevenção da DENGUE sob diversas formas: cartazes, histórias em quadrinhos, desenhos, etc.

Em parceria com a coordenação de informática educativa, desenvolveram atividades no computador tais como: panfletos, descrição de cena que envolve o caso, joguinhos educativos em que o aluno localiza o foco do mosquito e em seguida lê a informação, histórias em quadrinhos, etc.


A turma do professor Gilson (4º ano - 2º turno) junto com a coordenadora de informática Sandra teve a oportunidade de receber, no momento da realização de uma atividade sobre a DENGUE, a agente de saúde Adriana, que informou aos alunos sobre a importância das pessoas aceitarem a visita do agente em suas residências e seguir suas recomendações para se evitar possíveis focos. O momento foi muito proveitoso.



A professora Graziela em parceria com a coordenadora de Informática Cristiane realizou com a turma do 4º ano (1º turno) uma atividade em que os alunos, utilizando o computador, interpretam um gráfico com os índices de casos de DENGUE de cada localidade do Município de Campos dos Goytacazes respondendo em seguida as questões referentes ao gráfico. No final, todos discutem sobre os possíveis motivos que levam uma localidade apresentar um índice maior que outra e de que maneira isto poderia ser evitado.




“O mosquito se desenvolve em ambiente escuro, com água parada e limpa”, explica a diretora de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Rosely Cerqueira. “A população precisa ficar atenta aos recipientes onde a água pode se acumular, como pneus, garrafas, vasos de plantas, restos de obras, sacolas plásticas e até a gaveta da geladeira”, acrescenta.



VOCÊ ESTÁ FAZENDO A SUA PARTE PARA COMBATER O MOSQUITO DA DENGUE OU ESTÁ FACILITANDO SUA PROLIFERAÇÃO?


Saiba mais sobre a dengue e como se prevenir

http://www.apromac.org.br/dengue.htm



segunda-feira, 10 de novembro de 2008

INFORMÁTICA NA ESCOLA... Um espaço de interatividade...

PROJETO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA NA ESCOLA


Vivemos em um mundo tecnológico, onde a informática é uma das peças principais.

O avanço das comunicações, proporcionado pelos avanços científicos e tecnológicos, alterou o modo de viver e pensar.


Segundo Fróes: “A tecnologia sempre afetou o homem: das primeiras ferramentas, por vezes consideradas como extensão do corpo, à máquina a vapor, que mudou hábitos e instituições, ao computador que trouxe novas e profundas mudanças sociais e culturais, a tecnologia nos ajuda, nos completa, nos amplia... Facilitando nossas ações, nos transportando, ou mesmo nos substituindo em determinadas tarefas, os recursos tecnológicos ora nos fascinam, ora nos assustam."


Com a globalização e a transformação da realidade que a tecnologia está provocando no modo de ver e entender o mundo, a escola é afetada profundamente, necessitando redefinir seu papel.



O principal objetivo, defendido hoje, ao adaptar a Informática ao currículo escolar, está na utilização do computador com instrumento de apoio às matérias e aos conteúdos lecionados, além da função de preparar os alunos para uma sociedade informatizada.


PAPEL DO PROFESSOR


Diante dessa nova situação, é importante que o professor possa refletir sobre essa nova realidade, repensar sua prática e construir novas formas de ação que permitam não só lidar, com essa nova realidade, como também construí-la. Para que isso ocorra, o professor tem que ir para o laboratório de informática dar sua aula e não deixar uma terceira pessoa fazer isso por ele.


Se um dos objetivos do uso do computador no ensino for o de ser um agente transformador, o professor deve ser capacitado para assumir o papel de facilitador da construção do conhecimento pelo aluno e não um mero transmissor de informações.


Mas o professor deve ser constantemente estimulado a modificar sua ação pedagógica. Aí entra a figura do coordenador de informática, que está constantemente sugerindo, incentivando e mobilizando o professor. Não basta haver um laboratório equipado e software à disposição do professor; precisa haver o facilitador que gerencie o processo pedagógico.



Por Sandra R. de A. Viana (Coordenadora de Informática Educativa)

BUSCANDO NOVOS HORIZONTES...

PROJETO JANELAS DE OPORTUNIDADES


Na nossa atualidade, o uso do computador é de grande importância, visto que a tecnologia permeia o cotidiano das pessoas não apenas como suporte, mas como cultura, ampliando nossa visão de mundo, modificando nossa linguagem, propondo novos padrões éticos e novas maneiras de apreender a realidade.


Para oportunizar pessoas ao acesso dessa ferramenta, bem como sua utilização, foi criado o PROJETO JANELAS DE OPORTUNIDADES, através da Gerência de Informática, que oferece um curso de Informática Básica para pais e demais pessoas da comunidade que desejam se beneficiar de tal oportunidade.


Aqui, na escola, este projeto foi implantado em 2007, onde as primeiras pessoas a se beneficiarem foram as nossas serventes, que tiveram muito orgulho e satisfação de participarem desse projeto, em seguida, outros grupos foram formados, de mães, que também tiveram muito interesse. Todos os participantes receberam um certificado de conclusão ao final do curso.


Esta experiência de lidar com a comunidade é muito válida, pois aproxima a escola dos pais e estes passam a valorizar o nosso espaço, incentivando seus filhos a um melhor aproveitamento. Onde há interação, há aprendizagem.


Por Sandra R. de Almeida Viana (Coordenadora de Informática Educativa)


INAUGURAÇÃO DA ESCOLA

A E. M. Maria Arlete Azevedo de Araújo foi inaugurada no dia 14 de julho de 1992, no governo de Anthony Garotinho. O terreno foi doado pelo proprietário da Usina Santo Amaro, a pedido do empresário Marcos Araújo e para
homenageá-lo por tal atitude, colocou-se o nome da mãe dele na escola.

A escola, desde sua inauguração, tem à frente a diretora Ilça do Rosário Rocha que permanece trabalhando com a comunidade escolar, sendo sempre amiga de todos, realizando projetos em prol de seus alunos e da melhoria do ensino desta unidade escolar.

Hoje, a escola, reformada e ampliada dispõe-se de laboratório de informática, sala de vídeo, refeitório, espaço reservado para exposição de troféus conquistados pela FANFARRA, atende aos alunos do Ensino Infantil ao 1º segmento do Ensino Fundamental num total de 420 alunos.



DIVERSOS OLHARES... UM MESMO TEMA...

A ESCOLA


Recebemos a tarefa de falar sobre a nossa história, ou seja, sobre a trajetória da E. M. Maria Arlete Azevedo de Araújo.

Nos perguntamos como contar uma história que já dura 16 anos vivenciada por toda uma equipe unida e comprometida com a educação dos alunos.

Resolvemos então, falar através de fotos e ressaltar momentos marcantes para todos nós: direção, professores, alunos e demais funcionários.

Houve momentos alegres,

festivos,

culturais,

religiosos,

cívicos.

Sua visita é indispensável, sua interação é fundamental!

Este Blog tem como objetivo divulgar o trabalho que vem sendo realizado na Escola hoje, mostrar projetos e atividades desenvolvidas ao longo de 2008 e mostrar um pouco da nossa história, enfatizando os melhores momentos, relembrando-os através de fotos.

Assuntos ligados à interdisciplinaridade, tais como VALORES HUMANOS, ECOLOGIA, SAÚDE, VIOLÊNCIA, serão discutidos com determinada importância de forma que haja interação e troca de idéias.


Aqui você comenta suas experiências, troca idéias, podendo também mandar sugestões, colaborando para o nosso crescimento.

Por Sandra Rangel de Almeida Viana
Coordenadora de Informática
Administradora do Blog


SUA VISITA É INDISPENSÁVEL, SUA INTERAÇÃO É FUNDAMENTAL! PARTICIPE! A EQUIPE MARIA ARLETE AGRADECE!







Livro Informativo - Projetos 2º Semestre

2º lugar - Festival de Bandas 2010

A poesia desperta o interesse pela leitura e a inspiração para escrever.


Comenta-8990


Sorria-10639