Que em 2009, esta equipe continue muito unida!!!
Parabéns a todos que desenvolveram um excelente trabalho em 2008!!

Parabéns a todos que desenvolveram um excelente trabalho em 2008!!
Feliz Natal!
Feliz 2009!
Boas Férias!
Por Sandra R.de Almeida Viana
Coordenadora de Informática
Administradora do Blog
Esta é a última postagem, deste ano, da coluna Palavras ao Vento, de Patrícia Siqueira Tavares que tem enriquecido o nosso Blog com suas reflexões.
Natal
As luzes estão piscando e nos avisam que se aproxima o Natal. Mas o que é Natal? Você vai me responder que é a data em que se comemora o nascimento de Jesus Cristo. Está correta a afirmação, porém quero ir um pouco além disso. Como você se sente no Natal? Eu já explico aonde desejo chegar ao provocar tantas interrogações...
O Natal é uma época mágica, e não é por causa das comidas, bebidas e o lado comercial da coisa, é devido aos sentimentos que contagiam as pessoas ao nosso redor. Somos mais tolerantes, mais amorosos e sensíveis, pois colocamos nossas mágoas de lado e percebemos que tudo, em relação a brigas e chateações, é bobagem. O problema que anteriormente era grande e incomodava, se transforma em quase nada.
Você não pode acreditar nestas breves palavras, porém a verdade é que realmente acontece, não o tempo todo, é claro... Somente nesta bela época que se aproxima.
Entretanto, este clima prevalece tão somente por causa Dele, Aquele que nos deu a vida e nos deixou livres para decidirmos que direção seguir: a do bem, a do mal. Não importa, depende de mim, depende de você. Que tal seguir a melhor direção!
Feliz Natal!
Por Patrícia Siqueira Tavares
Vice-diretora-E. M. Maria Arlete A. Araújo
Graduada em Letras
Pós-graduada
O Natal se aproxima e nós ficamos mais sensíveis e mais dispostos à reflexão, pensamos em tudo que fizemos durante o ano e o que podemos mudar para o próximo ano. Pensando nisso resolvi convidar os professores da E. M. Maria Arlete, hoje, 13 de dezembro-sábado letivo, para assistirem a uma apresentação com mensagens de Natal, onde aproveitaram o momento para ouvir as sugestões sobre o Blog da escola.
Todos acharam o momento muito agradável e proveitoso, pretendem colaborar para o sucesso do Blog postando suas atividades, suas reflexões e suas idéias para o próximo ano que se aproxima.
No momento está sendo muito usado o termo “inclusão digital”, porém, na prática sabemos que não é um processo simples de se consolidar. O Blog está sendo um novo canal de comunicação, possibilitando o encurtamento desse caminho rumo à inclusão digital. Torna-se um estímulo para que os professores se interajam e busquem uma maior aproximação ao mundo tecnológico da informação.
Encontro com as serventes
Na 4ª feira, 10 de dezembro, também foram convidadas para um momento de reflexão com mensagens de Natal, nossas queridas e admiráveis serventes. Ao se aproximarem do computador, elas relembraram o período em que participaram do Projeto Janelas de Oportunidade e se sentiram muito orgulhosas. Foi um momento bom e agradável.
Está sendo muito gratificante para mim, perceber o resultado positivo. Estou aprendendo muito com esta nova experiência, e quero agradecer a todos que estão colaborando e me ajudando colocar essa idéia em prática.
Quero lembrar, você leitor, para que este Blog faça sucesso também depende muito da sua colaboração com uma simples palavra de incentivo, para que nossos professores se sintam valorizados e estimulados.
Por Sandra Rangel de Almeida Viana
Noite Feliz
Noite feliz
Noite feliz
Oh, Senhor
Deus de amor
Pobrezinho, nasceu em Belém
Eis na lapa Jesus, nosso bem
Dorme em paz
Oh, Jesus
Noite feliz
Noite feliz
Oh, Jesus
Deus da luz
Quão afável é o teu coração
Que quiseste nascer
Nosso irmão
E a nós todos salvar
E a nós todos salvar
Noite feliz
Noite feliz
Eis que no ar vem cantar
Aos pastores
Seus anjos no céu
Anunciando a chegada de Deus
De Jesus Salvador
De Jesus Salvador
Letra: Josef Mohr, circa 1816-1818.
Música: Franz X. Gruber, circa 1820
Em relação à origem desta música existem várias histórias.
A história tradicional considera que foram Mohr e Gruber que a escreveram em Oberndorf, Áustria, na véspera de Natal.
Esta é a canção de Natal preferida por todo o mundo, há quase 200 anos!
PROJETO DE ARTES INTEGRADO AO PORTUGUÊS
No decorrer deste ano, as professoras do 1º ano de escolaridade (1º turno), Ana Francisca e Eliza, realizaram o PROJETO de Artes integrado ao Português.
Os alunos ouviam música, historinhas infantis, assistiam a filmes educativos em DVD, discutiam sobre os personagens e suas ações e ilustravam através de desenhos, pinturas, recorte e colagem, dobraduras e outros tipos de atividades artísticas.
Este trabalho estimulou muito o interesse das crianças pela interpretação das historinhas e das músicas apresentadas, conseqüentemente facilitando o processo de alfabetização.
Yasmim - Profª Ana
Divagações sobre a vida
A vida é para ser vivida, porém é preciso saber aproveitá-la. Cada minuto é uma dádiva concedida por Deus. O quão maravilhoso é poder apreciar o sorriso de uma criança, abraçar um ente querido, desejando sempre fazê-lo feliz. Por isso, não desperdice seu precioso tempo, não jogue fora belos momentos de sua vida.
Alguns aproveitam a vida saindo para as baladas quase todos os dias, buscam diversão em barzinhos, em rodas de cerveja e amigos. Outros buscam prazer em ler um bom livro, ir ao cinema ou teatro, assistir a um filme interessante
Defendo a idéia de que tem que haver moderação, não quero aqui pregar esse ou aquele estilo de vida. Há que se considerar o livre arbítrio e principalmente o bom senso.
Isso quer dizer que jogar-se no sofá de qualquer jeito e assistir a TV também é diversão. Contudo, ainda é possível optar em navegar pela INTERNET, aliás, é o que você faz neste momento, muito perspicaz de sua parte. Não deixe de prestar atenção nas ciladas que a rede de computadores reserva para os desavisados de plantão.
No fundo, bem lá no fundo, sabemos que a vida é uma passagem. Por isso, deixe a sua semente e que ela cresça e se transforme em uma linda árvore repleta de bons frutos para seus filhos e netos.
Por Patrícia Siqueira Tavares
Vice-diretora-E. M. Maria Arlete A. Araújo
Graduada em Letras
Pós-graduada
Palavras ao Vento
Olá! Neste momento, começa um interessante bate-papo que nos unirá, acredito, durante um bom tempo. Quero conversar com você sobre a vida e suas nuances. São palavras soltas ao vento... Sim, você entendeu bem, são simplesmente palavras... Vivemos em tempo de crise na economia, na educação, na saúde, no emprego, que afetam nosso modo de vida, nossas atitudes e nossos valores. Por isso, precisamos ser fortes e resistir aos obstáculos que surgem à nossa frente. Vamos ter esperança de que podemos vencer as dificuldades, ou seja, fazer a nossa parte. Como? Depende de cada um de nós! Basta querer, basta ser... Seja persistente, seja criativo, seja cidadão.. lute pelos seus direitos, mas não esqueça dos seus deveres. Seja um agente transformador de sua realidade. A Educação é sempre um caminho a seguir e incentiva o saber transformador e repudia o aprender passivo. Não queremos alunos robôs em nossa escola, pois sonhamos com aprendizes de cidadania. Queremos ser educadores de alunos que buscam o questionamento e não a inércia. O cérebro não é um compartimento com gavetas nos quais depositamos os conteúdos e temas estudados. Desta forma, não há aprendizagem significativa. Portanto, que venham alunos expressivos, participativos, conscientes do papel que a Educação desempenha em sua trajetória de vida. Estaremos esperando de braços abertos, prontos para incentivá-los e buscando um Ensino de qualidade para todos de forma igualitária.
Até mais!
Por Patrícia Siqueira Tavares
Vice-diretora-E. M. Maria Arlete A. Araújo
Graduada em Letras
Pós-graduada
O planeta Terra está sofrendo diante de tanta poluição, de tanta degradação provocada pela exploração dos seres humanos. Preocupados com a atual situação, os profissionais da educação têm feito um trabalho de conscientização, preparando nossas crianças para CUIDAR do futuro do nosso planeta.
Os alunos das turmas do 2º ano (1º turno - Alessandra) e do 2º ano (2º turno - Cristiane Almeida) desenvolveram um trabalho de leitura e interpretação do livro “A doença da Terra” de Pinceratti, utilizando o computador que apresentou o livro numa versão digital, onde os alunos acompanharam as imagens e fizeram suas interpretações. Em seguida, descreveram os principais pontos observados da história, ilustraram através de desenhos e reescreveram a história.
Ao desenvolver este trabalho, os alunos foram estimulados à leitura, à interpretação, à produção de texto e à criatividade, reforçando seu desempenho no processo ensino-aprendizagem como um todo, além de trabalhar a interdisciplinaridade entre os conteúdos de Português e Ciências.