terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Retrospectiva 2008

Vamos relembrar alguns momentos de 2008!





Que em 2009, esta equipe continue muito unida!!!

Parabéns a todos que desenvolveram um excelente trabalho em 2008!!





PRESENTINHO


Este foi o presentinho da Zuca.

domingo, 21 de dezembro de 2008

AGRADECIMENTO

Agradeço, primeiramente a Deus por me dar saúde, perseverança e sabedoria para conquistar todos os meus anseios, por permitir que eu faça parte desta equipe de trabalho. Enfim, por tudo.



Agradeço a participação de todos que de alguma forma enriqueceram o nosso Blog, em especial a nossa diretora, Ilça do Rosário, que me deu total apoio para a implantação deste projeto.



Lembrando que este trabalho requer muita dedicação, paciência e perseverança, pois no decorrer da construção temos que enfrentar muitos desafios, mas o resultado é sempre compensador, e, nesta nossa caminhada, percebemos que temos muitos amigos colaboradores que estão dispostos a buscar novos horizontes rumo ao conhecimento.






Feliz Natal!

Feliz 2009!



Boas Férias!





Por Sandra R.de Almeida Viana

Coordenadora de Informática


Administradora do Blog





Oba! O Natal está chegando!




quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Reflexão de Natal

Esta é a última postagem, deste ano, da coluna Palavras ao Vento, de Patrícia Siqueira Tavares que tem enriquecido o nosso Blog com suas reflexões.



Natal


As luzes estão piscando e nos avisam que se aproxima o Natal. Mas o que é Natal? Você vai me responder que é a data em que se comemora o nascimento de Jesus Cristo. Está correta a afirmação, porém quero ir um pouco além disso. Como você se sente no Natal? Eu já explico aonde desejo chegar ao provocar tantas interrogações...

O Natal é uma época mágica, e não é por causa das comidas, bebidas e o lado comercial da coisa, é devido aos sentimentos que contagiam as pessoas ao nosso redor. Somos mais tolerantes, mais amorosos e sensíveis, pois colocamos nossas mágoas de lado e percebemos que tudo, em relação a brigas e chateações, é bobagem. O problema que anteriormente era grande e incomodava, se transforma em quase nada.

Você não pode acreditar nestas breves palavras, porém a verdade é que realmente acontece, não o tempo todo, é claro... Somente nesta bela época que se aproxima.

Entretanto, este clima prevalece tão somente por causa Dele, Aquele que nos deu a vida e nos deixou livres para decidirmos que direção seguir: a do bem, a do mal. Não importa, depende de mim, depende de você. Que tal seguir a melhor direção!


Feliz Natal!



Por Patrícia Siqueira Tavares

Vice-diretora-E. M. Maria Arlete A. Araújo

Graduada em Letras

Pós-graduada em Administração Escolar






terça-feira, 16 de dezembro de 2008

sábado, 13 de dezembro de 2008

Encontro - Mensagem de Final de Ano


Encontro com os professores

O Natal se aproxima e nós ficamos mais sensíveis e mais dispostos à reflexão, pensamos em tudo que fizemos durante o ano e o que podemos mudar para o próximo ano. Pensando nisso resolvi convidar os professores da E. M. Maria Arlete, hoje, 13 de dezembro-sábado letivo, para assistirem a uma apresentação com mensagens de Natal, onde aproveitaram o momento para ouvir as sugestões sobre o Blog da escola.



Todos acharam o momento muito agradável e proveitoso, pretendem colaborar para o sucesso do Blog postando suas atividades, suas reflexões e suas idéias para o próximo ano que se aproxima.

No momento está sendo muito usado o termo “inclusão digital”, porém, na prática sabemos que não é um processo simples de se consolidar. O Blog está sendo um novo canal de comunicação, possibilitando o encurtamento desse caminho rumo à inclusão digital. Torna-se um estímulo para que os professores se interajam e busquem uma maior aproximação ao mundo tecnológico da informação.


Encontro com as serventes


Na 4ª feira, 10 de dezembro, também foram convidadas para um momento de reflexão com mensagens de Natal, nossas queridas e admiráveis serventes. Ao se aproximarem do computador, elas relembraram o período em que participaram do Projeto Janelas de Oportunidade e se sentiram muito orgulhosas. Foi um momento bom e agradável.




Quando tomei a iniciativa de implantar um Blog, não imaginei uma aceitação tão rápida dos membros desta escola. Mas, para minha surpresa, muitos colegas de trabalho já me procuraram para postar suas atividades, suas reflexões, suas idéias...

Está sendo muito gratificante para mim, perceber o resultado positivo. Estou aprendendo muito com esta nova experiência, e quero agradecer a todos que estão colaborando e me ajudando colocar essa idéia em prática.

Quero lembrar, você leitor, para que este Blog faça sucesso também depende muito da sua colaboração com uma simples palavra de incentivo, para que nossos professores se sintam valorizados e estimulados.



Continuem participando! Não deixe de fazer seus comentários!


Boas Festas e Feliz Natal!


Por Sandra Rangel de Almeida Viana

Coordenadora de Informática Educativa
Administradora do Blog



Canções de Natal










Noite Feliz


Noite feliz
Noite feliz
Oh, Senhor
Deus de amor
Pobrezinho, nasceu em Belém
Eis na lapa Jesus, nosso bem
Dorme em paz
Oh, Jesus

Noite feliz
Noite feliz
Oh, Jesus
Deus da luz
Quão afável é o teu coração
Que quiseste nascer
Nosso irmão
E a nós todos salvar
E a nós todos salvar

Noite feliz
Noite feliz
Eis que no ar vem cantar
Aos pastores
Seus anjos no céu
Anunciando a chegada de Deus
De Jesus Salvador
De Jesus Salvador


Letra: Josef Mohr, circa 1816-1818.
Música: Franz X. Gruber, circa 1820


Em relação à origem desta música existem várias histórias.


A história tradicional considera que foram Mohr e Gruber que a escreveram em Obern­dorf, Áustria, na véspera de Natal.


Esta é a canção de Natal preferida por todo o mundo, há quase 200 anos!



sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

PROJETO

PROJETO DE ARTES INTEGRADO AO PORTUGUÊS




No decorrer deste ano, as professoras do 1º ano de escolaridade (1º turno), Ana Francisca e Eliza, realizaram o PROJETO de Artes integrado ao Português.

Os alunos ouviam música, historinhas infantis, assistiam a filmes educativos em DVD, discutiam sobre os personagens e suas ações e ilustravam através de desenhos, pinturas, recorte e colagem, dobraduras e outros tipos de atividades artísticas.

Este trabalho estimulou muito o interesse das crianças pela interpretação das historinhas e das músicas apresentadas, conseqüentemente facilitando o processo de alfabetização.



Yasmim - Profª Ana


Letícia- Profª Ana


Matheus - Profª Eliza


Larissa - Profª Eliza



terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Cartinhas para Papai Noel




Alunos do 2º ano de escolaridade - Professora Norma

Papai Noel, eu nunca esqueço de você.
Papai Noel, você é muito bonito.

Papai Noel, eu acredito que você existe.



Kamila



Papai Noel você é de verdade?
O meu nome é Raquel.

Papai Noel, você é bonito.

Eu quero muito uma boneca de Natal.


Raquel


Desenho de Gleice


Desenho de Jonas

Palavras ao Vento


Divagações sobre a vida



A vida é para ser vivida, porém é preciso saber aproveitá-la. Cada minuto é uma dádiva concedida por Deus. O quão maravilhoso é poder apreciar o sorriso de uma criança, abraçar um ente querido, desejando sempre fazê-lo feliz. Por isso, não desperdice seu precioso tempo, não jogue fora belos momentos de sua vida.

Alguns aproveitam a vida saindo para as baladas quase todos os dias, buscam diversão em barzinhos, em rodas de cerveja e amigos. Outros buscam prazer em ler um bom livro, ir ao cinema ou teatro, assistir a um filme interessante em DVD. Não importa, cada qual ao seu modo procura a satisfação pessoal em todos os sentidos.

Defendo a idéia de que tem que haver moderação, não quero aqui pregar esse ou aquele estilo de vida. Há que se considerar o livre arbítrio e principalmente o bom senso.

Isso quer dizer que jogar-se no sofá de qualquer jeito e assistir a TV também é diversão. Contudo, ainda é possível optar em navegar pela INTERNET, aliás, é o que você faz neste momento, muito perspicaz de sua parte. Não deixe de prestar atenção nas ciladas que a rede de computadores reserva para os desavisados de plantão.

No fundo, bem lá no fundo, sabemos que a vida é uma passagem. Por isso, deixe a sua semente e que ela cresça e se transforme em uma linda árvore repleta de bons frutos para seus filhos e netos.



Por Patrícia Siqueira Tavares

Vice-diretora-E. M. Maria Arlete A. Araújo

Graduada em Letras

Pós-graduada em Administração Escolar




Cartões de Natal

Atividade realizada na turma do 4º ano (1º turno) com a professora Carla e a coordenadora de Informática Cristiane Almeida.



segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

domingo, 7 de dezembro de 2008

Reflexão


Palavras ao Vento


Olá! Neste momento, começa um interessante bate-papo que nos unirá, acredito, durante um bom tempo. Quero conversar com você sobre a vida e suas nuances. São palavras soltas ao vento... Sim, você entendeu bem, são simplesmente palavras... Vivemos em tempo de crise na economia, na educação, na saúde, no emprego, que afetam nosso modo de vida, nossas atitudes e nossos valores. Por isso, precisamos ser fortes e resistir aos obstáculos que surgem à nossa frente. Vamos ter esperança de que podemos vencer as dificuldades, ou seja, fazer a nossa parte. Como? Depende de cada um de nós! Basta querer, basta ser... Seja persistente, seja criativo, seja cidadão.. lute pelos seus direitos, mas não esqueça dos seus deveres. Seja um agente transformador de sua realidade. A Educação é sempre um caminho a seguir e incentiva o saber transformador e repudia o aprender passivo. Não queremos alunos robôs em nossa escola, pois sonhamos com aprendizes de cidadania. Queremos ser educadores de alunos que buscam o questionamento e não a inércia. O cérebro não é um compartimento com gavetas nos quais depositamos os conteúdos e temas estudados. Desta forma, não há aprendizagem significativa. Portanto, que venham alunos expressivos, participativos, conscientes do papel que a Educação desempenha em sua trajetória de vida. Estaremos esperando de braços abertos, prontos para incentivá-los e buscando um Ensino de qualidade para todos de forma igualitária.


Até mais!

Por Patrícia Siqueira Tavares

Vice-diretora-E. M. Maria Arlete A. Araújo

Graduada em Letras

Pós-graduada em Administração Escolar


NOSSA EQUIPE DE TRABALHO

sábado, 6 de dezembro de 2008

Dengue:estudo e pesquisa no combate à doença

Planta amazônica pode conter chave para droga contra dengue
Pesquisadoras brasileiras usaram a unha-de-gato para combater a doença. Estudo segue sob sigilo com a aplicação de outras espécies.


Isis Nóbile Diniz
Do G1, em São Paulo
Morar em um país tropical possui as suas vantagens. Mas o clima quente e as condições geográficas que propiciam aproveitar o sol na praia ou viver cercado pela natureza o ano inteiro também favorecem o aparecimento de algumas epidemias. No Brasil, a combinação de calor mais chuva se tornou um alerta contra a dengue. Mas pesquisadoras brasileiras descobriram que o combate à doença pode vir das nossas próprias matas tropicais. Especificamente, a Amazônia pode conter a solução.
Leia a reportagem completa em:

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

ARTE E CRIATIVIDADE


Professora Dayse com seus alunos do 1º ano de escolaridade




Pegue o seu no Magia Gifs!

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Desastre ambiental no rio Paraíba do Sul



Neste mês de novembro, aconteceu um vazamento de um composto tóxico usado na fabricação de inseticida, na cidade de Resende (RJ), no rio Pirapitinga, um dos afluentes do rio Paraíba.

Esse desastre ambiental vem causando prejuízos com a morte de toneladas de peixes. Além disso, houve o corte da captação de água nas cidades banhadas pelo rio Paraíba do Sul.

Esse assunto está sendo comentado por todos, e nós, profissionais da educação da E. M. Maria Arlete não poderíamos deixar de debater esse tema em sala de aula.

A professora Marta Verônica, aceitando a sugestão da coordenadora de Informática Cristiane Almeida, que levou para sala de aula as notícias dos principais jornais em apresentação no Power Point, desafiou seus alunos a produzir um intertexto sobre o problema ocorrido no principal rio de nossa cidade.


Os alunos utilizaram o programa Power Point, no qual produziram o texto, quadro a quadro, em forma de livro digital, utilizando gravuras pesquisadas anteriormente.



No final, eles apresentaram o trabalho através de slide para a turma, sentindo-se muito orgulhosos com o resultado.




Por Cristiane Almeida (Coordenadora de Informática Educativa)

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

O Planeta Terra está pedindo socorro!...


O planeta Terra está sofrendo diante de tanta poluição, de tanta degradação provocada pela exploração dos seres humanos. Preocupados com a atual situação, os profissionais da educação têm feito um trabalho de conscientização, preparando nossas crianças para CUIDAR do futuro do nosso planeta.

Os alunos das turmas do 2º ano (1º turno - Alessandra) e do 2º ano (2º turno - Cristiane Almeida) desenvolveram um trabalho de leitura e interpretação do livro “A doença da Terra” de Pinceratti, utilizando o computador que apresentou o livro numa versão digital, onde os alunos acompanharam as imagens e fizeram suas interpretações. Em seguida, descreveram os principais pontos observados da história, ilustraram através de desenhos e reescreveram a história.

Ao desenvolver este trabalho, os alunos foram estimulados à leitura, à interpretação, à produção de texto e à criatividade, reforçando seu desempenho no processo ensino-aprendizagem como um todo, além de trabalhar a interdisciplinaridade entre os conteúdos de Português e Ciências.




Planeta Terra... A nossa maior moradia...


Clique na imagem

Livro Informativo - Projetos 2º Semestre

2º lugar - Festival de Bandas 2010

A poesia desperta o interesse pela leitura e a inspiração para escrever.


Comenta-8990


Sorria-10639