terça-feira, 25 de novembro de 2008

Verão, chuvas, lixo... Uma combinação perfeita para o mosquito da DENGUE!

O final do ano se aproxima e o risco da DENGUE já começa a ameaçar devido ao período das chuvas.

Aqui, em nossa escola, os professores já vêm trabalhando, com seus alunos, a prevenção da DENGUE sob diversas formas: cartazes, histórias em quadrinhos, desenhos, etc.

Em parceria com a coordenação de informática educativa, desenvolveram atividades no computador tais como: panfletos, descrição de cena que envolve o caso, joguinhos educativos em que o aluno localiza o foco do mosquito e em seguida lê a informação, histórias em quadrinhos, etc.


A turma do professor Gilson (4º ano - 2º turno) junto com a coordenadora de informática Sandra teve a oportunidade de receber, no momento da realização de uma atividade sobre a DENGUE, a agente de saúde Adriana, que informou aos alunos sobre a importância das pessoas aceitarem a visita do agente em suas residências e seguir suas recomendações para se evitar possíveis focos. O momento foi muito proveitoso.



A professora Graziela em parceria com a coordenadora de Informática Cristiane realizou com a turma do 4º ano (1º turno) uma atividade em que os alunos, utilizando o computador, interpretam um gráfico com os índices de casos de DENGUE de cada localidade do Município de Campos dos Goytacazes respondendo em seguida as questões referentes ao gráfico. No final, todos discutem sobre os possíveis motivos que levam uma localidade apresentar um índice maior que outra e de que maneira isto poderia ser evitado.




“O mosquito se desenvolve em ambiente escuro, com água parada e limpa”, explica a diretora de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Rosely Cerqueira. “A população precisa ficar atenta aos recipientes onde a água pode se acumular, como pneus, garrafas, vasos de plantas, restos de obras, sacolas plásticas e até a gaveta da geladeira”, acrescenta.



VOCÊ ESTÁ FAZENDO A SUA PARTE PARA COMBATER O MOSQUITO DA DENGUE OU ESTÁ FACILITANDO SUA PROLIFERAÇÃO?


Saiba mais sobre a dengue e como se prevenir

http://www.apromac.org.br/dengue.htm



Um comentário:

Unknown disse...

Atividades que façam os discentes refletirem sobre a participação no ambiente onde vivem sempre são bem-vindas!!! Atividades que contem gráficos são enriquecedoras e quando são associadas à pratica desenvolvem nos alunos o senso crítico dos mesmos, pois os gráficos permitem visualizar a informação de outra forma (que é muito mais interessante de se ver!). Gostei muito de ter a oportunidade de compartilhar essa atividade com a coordenadora de Informática Cristiane.

Livro Informativo - Projetos 2º Semestre

2º lugar - Festival de Bandas 2010

A poesia desperta o interesse pela leitura e a inspiração para escrever.


Comenta-8990


Sorria-10639